quinta-feira, 18 de junho de 2009

A minha homenagem a um grande homem

Carlos Candal: Aveirense, republicano e socialista -

Perfil«Aveirense, republicano e socialista» - era assim que gostava de se definir o histórico dirigente do PS Carlos Candal, que morreu hoje nos hospitais da Universidade de Coimbra, aos 71 anos.
Carlos Manuel Natividade da Costa Candal nasceu a 1 de Junho de 1938, em Aveiro, onde exerceu a advocacia e lançou as bases de uma longa carreira política.
Foi membro fundador do Partido Socialista e deputado por aquele partido, primeiro na Assembleia Constituinte, depois na Assembleia da República por diversas legislaturas (I, II, II, IV) e, por fim, no Parlamento Europeu (dois mandatos 1995-1999 e 1999-2004).
No Parlamento Europeu exerceu funções de vice-presidente da delegação para as relações com os países membros da ANASE, o Sudeste Asiático e a República da Coreia, tendo sido membro de várias comissões e delegações.
Licenciado em Direito e com o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, Carlos Candal foi presidente da Associação Académica de Coimbra em 1961, e ficou conhecido pelas suas intervenções nesses anos de luta contra o regime de Salazar e a guerra colonial.

Sem comentários:

Enviar um comentário