No dia 7 de Novembro de 2008 escrevi este texto que enviei a um deputado do PS por quem tenho muita estima e consideração, hoje ao rever o seu conteúdo verifico que estava certo , quanto á penalização que o Partido Socialista poderia vir a ter devido ao autismo do Ministério da Educação.
Passo então a transcrevê-lo:«Caro Camarada e amigo acabo de ler que proximamente a Sr.ª Ministra da Educação vai ao parlamento a discutir a temática da educação e daí tenha resolvido, uma vez mais expressar as minhas angústias e desilusões.Como certamente tem conhecimento, o ambiente nas escolas está péssimo. A avaliação, que todos pretendemos, está a ser mal conduzida, aplicada de forma precipitada e atabalhoada. Embora, o Ministério continue afirmar que está tudo a correr normalmente tal é falso, a maioria das escolas ou já suspendeu o processo ou avança um passo num dia para recuar dois no outro.A desmotivação é total, a qualidade do ensino/aprendizagem vai-se degradando e, o que pode ser grave e ter grandes custos eleitorais, é que finalmente a sociedade civil, que de inicio até via com bons olhos o que o governo estava a fazer aos « malandros dos professores », já se apercebeu que muitos de nós temos razão e que não é com os professores revoltados, desiludidos e magoados que a qualidade do ensino melhora.A via do facilitismo também não nos serve. Os Centros de Novas Oportunidades, os Cursos CEF , e outros formas de se adquirirem competências podem ser óptimos para as estatisticas , mas, têm efeitos preversos, o principal talvez seja a desmotivação e o desleixo que causa a muitos discentes do ensino regular, que se esforçam e verificam que o vizinho pouco ou nada faz . No entanto, ambos ficam em igualdade de situação para concorrerem a um emprego ou ingressarem na Universidade.Tudo isto a médio prazo irá ter certamente terriveis consequências.Mas há mais, por exemplo toda a formação para avaliadores e avaliados foi ou está a ser implementada tardiamente e sem tempo para que as pessoas possam assimilar e refletir para depois possam passar à acção. Em suma o artigo do Dr. Daniel Sampaio na Pública de Domingo é um retrato fiel de tudo o que se está a passar ou já se passou, sobretudo as referêcias ao pseudoconcurso para professores titulares que não passou de uma farsa, conduzida sem ter em conta o percurso académico ou profissional dos professores , limitendo-se aos últimos anos que foram analisados de forma enviesada e arbitrária.Bem fico por aqui, aguardando que a equipa do Ministério da Educação recue e deixe de ser tão autista.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
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