terça-feira, 30 de março de 2010

CAMINHAR

Actualmente, quem se desloca com frequência às periferias das povoações depara-se com grupos de pessoas a caminhar ao longo das estradas. Hábito recente, muitas vezes por recomendação médica, tornou-se no nosso país uma prática regular. Também, grupos desportivos e outras agremiações começaram a organizar passeios pedestres que juntam, algumas dezenas de caminhantes que procuram, desta forma conviver através da prática de um desporto saudável. Contudo, o exercício da caminhada não significa simplesmente «sair andando por aí».À semelhança de qualquer outro desporto a caminhada tem regras básicas que devem ser observadas para que os benefícios cardiovasculares sejam alcançados.
Devem-se escolher locais pouco poluídos e caminhar pelo menos três vezes por semana. No Verão, e sobretudo na nossa região, devemos fazer os passeios antes da 10 da manhã e depois das 18, altura em que os raios solares já não prejudicam o êxito da caminhada. Devemos procurar pisos macios e usar roupa folgada, de cores claras e, sempre que possível evitar tecidos sintéticos. Os sapatos, tipo ténis, deverão ser leves e apropriados.
A postura deve ser erecta, e os braços devem ir descontraídos e efectuando movimentos rítmicos, daí que o método mais correcto para caminhar será o de olhar para a linha do horizonte com os braços livres de qualquer peso. Os passos devem ser largos, mas não acelerados.
Para se fazer um passeio pedestre com qualidade é sempre bom procurarar em lugares agradáveis e saudáveis como, por exemplo, espaço ao ar livre com árvores, onde possa haver contacto com a natureza, cursos de água, animais, sem barulhos, a não ser o chilrear dos pássaros e, se possível, variar com regularidade de local.
Se pensa demorar um pouco mais e percorrer uma maior distância, sobretudo no campo, deve ir acompanhado por alguém que conheça os trilhos. Deve levar uma pequena mochila com água, fruta e alimentos energéticos (barritas de cereais, por exemplo).
Depois de concluir a caminhada, e antes de um refrescante banho, não esqueça de efectuar uns alongamentos.
Se caminhar, de forma regular e bem orientada, verificará os benefícios que daí advêm, não só em termos físicos, como sobretudo em termos psicológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário